Moradores de distritos protestam por melhorias nas estradas

Moradores de distritos protestam por melhorias nas estradas

Foto: Aline Campanhola (Divulgação)

Cerca de 80 manifestantes realizaram um protesto na tarde desta terça-feira (23), nos distritos de Pains e Arroio do Só, em Santa Maria. No ato, em reivindicação por melhorias na estrada que liga as localidades até a cidade, moradores, produtores e pecuaristas da região percorreram, em carros, cerca de oito quilômetros, constatando as condições da via rural. A ação foi finalizada na subprefeitura de Pains.


​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

 
Para a moradora e agropecuarista Aline Campanhola, o fato de a estrada ter sido um dos principais acessos secundários utilizados durante o período pós-enchente no trajeto até o município de Restinga Sêca, que estava isolado por outras vias, contribuiu para agravar a situação do lugar. Ela afirma que a prefeitura está ciente da situação.

 
– Já entramos em contato com a prefeitura por diversas vezes. Eles estão cientes da situação desta estrada. Mas não tivemos nenhum retorno – explica.

 
A prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, explica que não sabia da manifestação, mas que tem conhecimento da situação das estradas dos distritos de Pains e Arroio do Só, assim como das demais vias da região e de outras regiões. E justifica que, devido ao grande volume de chuvas, foram realizados serviços de forma emergencial e paliativa para que as pessoas não ficassem ilhadas.

 

A moradora destaca que não tem um local mais afetado, pois todo o trajeto percorrido está precário, seja na localidade de São Geraldo, de Água Boa ou Rincão Nossa Senhora Aparecida. Segundo ela, desde o trecho que liga Arroio do Só, a partir da RSC-287 até Pains, próximo a saída na zona urbana, no bairro Camobi está em más condições.


- Temos o exemplo de um produtor que não está conseguindo escoar a soja que ele tinha depositada, porque os caminhões não querem vir pelas péssimas condições das estradas. Teve um produtor de leite que acabou deixando de produzir justamente porque o caminhão do leite não vinha até aqui pelas péssimas condições da estrada - desabafa a agropecuarista, que também menciona a dificuldade enfrentada por um frigorífico situado na região.

 
Em relação a realização de ações nas localidades do protesto, o Executivo salientou que poucos meses antes das fortes chuvas, tinham sido realizados serviços de manutenção na estrada de Pains, mas que infelizmente com a enchente e caminhões sobrecarregados circulando no local, o problema aumentou.


Foto: Aline Campanhola (Divulgação)


​Aline esclarece que a mobilização busca chamar atenção para a necessidade de recuperação da estrada que é bastante utilizada diariamente.


- Nossa reivindicação é só por melhorias bem feitas, porque a prefeitura vem às vezes, manda algum maquinário para cá e faz a manutenção muito precária, muito leve. É questão de dar uma chuva e os problemas seguem. Então o que a gente reivindica é uma manutenção de qualidade - ressalta.


Ainda conforme o Executivo, as equipes estão retomando serviços que são possíveis de atender e afirmou que tanto nos bairros quanto nos distritos estão em andamento serviços de patrolamento, empedramento, compactação, limpeza de valas e manutenção de pontes danificadas.


Leia mais

Auxílio Reconstrução é negado para pelo menos 2,1 mil pessoas na Região Central, mas 3,2 mil aguardam resposta

Santa Maria tem 15 partidos e federações aptos a participar da eleição municipal; limite de candidatos na nominata a vereador

Procurador jurídico fala sobre instalação de acrílico e outras medidas de segurança na Câmara de Santa Maria


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Auxílio Reconstrução é negado para pelo menos 2,1 mil pessoas na Região Central, mas 3,2 mil aguardam resposta Anterior

Auxílio Reconstrução é negado para pelo menos 2,1 mil pessoas na Região Central, mas 3,2 mil aguardam resposta

Conheça a trajetória de Kalinca Léia Becker, uma das homenageadas do Prêmio Ana Primavesi Próximo

Conheça a trajetória de Kalinca Léia Becker, uma das homenageadas do Prêmio Ana Primavesi

Geral